sexta-feira, 22 de abril de 2016

Notícias Gerais

 
O papel do síndico
O síndico deve estar apto a conscientizar os condôminos de que estão compartilhando um espaço com pessoas de diferentes valores, formação e opiniões, bem como diferentes realidades e problemas pessoais. Desta forma, o síndico demonstra aos condôminos que apesar da unidade condominial ser autônoma, na verdade, faz parte de um todo. Um síndico preparado utiliza técnicas que privilegiam a harmonia condominial, implantando técnicas de conscientização da coletividade, divulgando rotineiramente as normas para manter a ordem pré-estabelecida pela Convenção e pelo Regimento Interno e aplicando um bom projeto de gestão do conflito montado de acordo com as reais necessidades de cada condômino que ele administre. 

Pacto Nacional da Advocacia
O Conselho Federal da OAB aprovou por unanimidade a realização do Pacto Nacional da Advocacia pelas Soluções Extrajudiciais de Conflitos. O objetivo é ampliar a capacitação de advogados para que atuem em casos de mediação, conciliação e arbitragem, entre outros. 

Mediação
Março de 2016 ficou marcado pela entrada em vigor do novo CPC (Código de Processo Civil), onde a busca por um acordo através da conciliação será um pré-requisito processual, sendo um recurso adotado para diminuir o número de processos tramitando na Justiça, beneficiando a instituição e a população. O tema Mediação, juntamente com as demais técnicas de solução de conflitos, é o tema da Revista Catarinense de Solução de Conflitos 2016 (RCSC). Os Métodos Adequados de Solução de Conflitos (MASCs) e a Fecema (Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem, tem foco na arbitragem, conciliação, mediação e negociação, com artigos, matérias, entrevistas abordando esta temática, visando disseminar a cultura de aproximação das partes em litígio para solucionar de forma cooperativa e dialogada o seu problema, sem a necessidade de demandar no Judiciário. 

Média salarial
Na hora de fazer a conta para a aposentadoria, o INSS descarta os 20% menores pagamentos feitos desde junho de 1994. A Previdência considera só as 80% maiores contribuições, mas, primeiro, faz o descarte das menores. 

Informações Sociais
O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é o documento mais importante para os segurados do INSS, pois traz todas as contribuições do trabalhador, além dos salários detalhados mês a mês. Na hora da aposentadoria, a Previdência irá se basear nas informações do cadastro. 
Previdência Social
Em meio à crise política, o fórum para debater a reforma da Previdência Social teve suas datas alteradas. O relatório final, que estava previsto para o dia 8 de abril, deverá ficar pronto em meados de maio. Segundo o Ministério do Trabalho, as mudanças ocorreram em função das agendas dos participantes do fórum. 

Perigos no trabalho
O trabalhador que, durante o expediente, entra em contato com algo que pode ser prejudicial à saúde tem o direito de se aposentar mais cedo. É o caso de quem trabalha com produtos químicos, barulho, calor, frio, eletricidade, umidade e radiação, por exemplo. Nessa lista estão metalúrgicos, operadores de câmaras frigoríficas, tintureiros, aeroviários, fabricantes de vidros e de tinta, entre outros. O INSS exige documento chamado PPP, que comprova o risco à saúde. O trabalhador pode ter que ir à Justiça para conseguir o benefício caso use equipamento de proteção.

Plano de saúde do ex
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconheceu o direito de uma mulher de ser titular e beneficiária de um plano de saúde feito pelo ex-marido. Ela comprovou ser dependente dele economicamente, e possuir vínculo, por ainda morar na mesma casa, após a separação judicial. 

Precatórios
O Senado aprovou a PEC 152, que cria novo regime para Estados e municípios pagarem precatórios. Com a alteração na Constituição, é dado o prazo de 10 anos para quitar as dívidas, criando um novo mecanismo de destinação de verbas para este fim. A PEC voltará à Câmara para mais uma votação. 

Troca de benefício
O INSS pediu ao Supremo que suspenda o andamento das 182 mil ações de troca de aposentadoria. O governo quer que os processos fiquem parados até que os ministros do STF decidam, de forma definitiva, se os aposentados que seguem trabalhando têm ou não direito à troca. Em outubro de 2014, o julgamento do caso foi interrompido com o placar de 2 ministros a favor e 2 contra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem deve pagar o plano de saúde durante o auxílio doença?

O auxílio doença é um benefício, concedido pelo INSS, garantido ao trabalhador quando o mesmo apresenta problemas de saúde.  Durante e...