quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

VARA DO TRABALHO DE NAVEGANTES - SC, A PRIMEIRA VARA ELETRÔNICA DO BRASIL

A PJE VAI EXIGIR CERTIFICADO DIGITAL PARA ADVOGADOS

Certificado Digital: a caneta do advogado no PJE

A Vara do Trabalho de Navegantes será a primeira em todo o Brasil a funcionar com o sistema nacional de processo eletrônico, o PJE (Processo Judicial Eletrônico). Ele foi originalmente desenvolvido pela Justiça Federal, no TRF da 5ª Região (PE), e acabou sendo adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para servir de modelo de processo eletrônico para todas as esferas da Justiça.

A principal diferença do PJE em relação ao Provi diz respeito à obrigatoriedade do certificado digital. Sem ele não será possível fazer o cadastro no PJE e, portanto, o advogado não conseguirá propor ações trabalhistas na VT de Navegantes.

A opção pela certificação digital partiu do CNJ e segue uma tendência mundial em segurança eletrônica. Assim como a ferramenta de login e senha, utilizada no Provi, a certificação digital exerce a função da assinatura pessoal em ambientes virtuais. Ambas as modalidades estão previstas pela Lei 11.419/06, que regulamenta o processo eletrônico na Justiça.

Mais informações de como obter o seu acesse o sítio da OAB/SC.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem deve pagar o plano de saúde durante o auxílio doença?

O auxílio doença é um benefício, concedido pelo INSS, garantido ao trabalhador quando o mesmo apresenta problemas de saúde.  Durante e...