segunda-feira, 26 de novembro de 2018

AÇÃO NA JUSTIÇA PODE ACELERAR A ANÁLISE DE BENEFÍCIO NO INSS


Metade das respostas do instituto para os pedidos de benefícios demora mais do que o prazo de 45 dias. 


Dos 685 mil benefícios pendentes de análise no INSS em todo o país, 324 mil (47%) esperam por respostas do órgão por mais tempo do que os 45 dias determinados por lei, segundo Boletim Estatístico da Previdência Social de setembro, que é o mais recente divulgado. 


Para tentar destravar essas análises, advogados previdenciários estão recorrendo a mandados de segurança na Justiça Federal para tentar obrigar o órgão a apresentar a resposta ao segurado, seja ela positiva ou negativa. 


Após receber o mandado de segurança, juízes têm sido rápidos em determinar as análises dos benefícios, afirma o presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários). As ordens judiciais costumam ser emitidas em até 48 horas após o recebimento da ação. Ao ser notificado, o INSS também é rápido para fazer essa análise, para evitar o pagamento de multa estipulada pelo juiz, normalmente no valor de R$ 100 por dia. O valor da multa é pago ao segurado. 


Antes de apresentar queixa à Justiça, é importante que trabalhador faça o registro da reclamação na Ouvidoria do INSS, pelo telefone 135 ou no www.inss.gov.br, e anote o número do protocolo. Isso contará pontos no Judiciário, pois ajudará o cidadão a demonstrar a sua boa-fé em tentar resolver o caso. 


Ao optar pelo mandado de segurança, porém, o segurado deve considerar que a ação pode envolver custos com a contratação de advogado, nos casos em que o interessado não reúne condições de ser atendido pela Defensoria Pública. 



Como o Judiciário pode acelerar a concessão: 

O INSS tem prazo de 45 dias para analisar os pedidos de benefícios e responder aos segurados. Quando o atendimento não ocorre no prazo. O trabalhador pode recorrer à Justiça para obter uma resposta. 


·       Peça primeiro ao INSS

O pedido de aposentadorias, auxílios e pensões deve ser apresentado diretamente ao INSS. O serviço não tem custo e não exige intermediários, como procuradores ou advogados. A solicitação deve ser feita pelo telefone 135 ou nos sites inss.gov.br e meu.inss.gov.br


A Justiça só será opção se o INSS negar o benefício ou atrasar a resposta para o segurado. 


Cuidado: Recorrer ao Judiciário sem antes fazer o pedido em uma agência da Previdência pode resultar na anulação do processo. 



INSS:

·       Se atrasar, reclame

A análise de um pedido de concessão deve ser realizada em 45 dias. Se houver atraso, faça uma reclamação na Ouvidoria pelo telefone 135. 


·       Anote o protocolo

Ao fazer a reclamação na Ouvidoria, anote o número do protocolo. O protocolo poderá ser importante em uma eventual ação na Justiça. Ele demonstrará que foi dada ao INSS a chance de resolver a questão. 


Busque a JUSTIÇA:

A Justiça Federal pode ser um meio mais eficiente para destravar um processo no INSS. O recurso utilizado pelos advogados para isso é chamado de “mandado de segurança”. 


·       Como funciona

O mandado de segurança existe para garantir um direito considerado certo. Quando o mandado é concedido por um juiz, o atendimento deve ser imediato. 


·       Precisa de advogado

Só um advogado pode solicitar um mandado de segurança à Justiça. Por isso, não é possível pedi-lo diretamente ao Juizado Especial Federal.


·       Resolve?

A persistência do advogado no diálogo com o juiz será importante para que a Justiça seja rápida em determinar ao INSS que faça a análise do pedido. Em muitos casos, as decisões provisórias (liminares) obrigando o INSS a fazer a análise são emitidas em até dois dias. 


Quando isso ocorre, o instituto tende a ser rápido para resolver o problema e, assim, não pagar a multa determinada na ação. 


REVISÃO:

O mandado de segurança também pode ser utilizado pelo segurado que deseja obrigar o INSS a responder a um pedido de revisão. Para as revisões, o prazo para a resposta do INSS é de apenas 30 dias. 


·       Processos atrasados:

Quase metade dos pedidos de benefícios levam mais de 45 dias para serem analisados pelo INSS em todo o país. 


- 685 mil: É o estoque de benefícios sob análise do INSS no país, segundo relatório do Boletim Estatístico da Previdência de setembro. 


- 324 mil: Pedidos de benefícios estão há mais de 45 dias à espera para serem analisados pelos técnicos do órgão previdenciário.

-   - 47% dos requerimentos de segurados aguardam resposta por um período além do prazo legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem deve pagar o plano de saúde durante o auxílio doença?

O auxílio doença é um benefício, concedido pelo INSS, garantido ao trabalhador quando o mesmo apresenta problemas de saúde.  Durante e...